PROJETO DE LEI

PL de Gutemberg exige cartazes contra assédio nos transportes

Compartilhe
Gutemberg cartazes
Nas grandes cidades, esses casos geralmente ocorrem durante os horários de maior fluxo, quando os veículos estão lotados.

SÃO LUÍS, 15 de junho de 2023 – O vereador Dr. Gutemberg apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de São Luís que visa afixar cartazes com informações educativas contra o assédio nos transportes públicos devido aos recorrentes crimes sexuais contra mulheres.

De acordo com o texto, devem ser colocados cartazes, adesivos e outras peças publicitárias com conteúdo educativo nos transportes públicos urbanos, incluindo aqueles operados por aplicativos. Segundo o parlamentar, a proposta deve contribuir para aumentar o número de denúncias. Ele ressaltou que, devido à insegurança, as mulheres acabam não denunciando os abusos por não conhecerem a identidade dos agressores.

“O objetivo dessa medida é combater esse tipo de violência por meio de ações afirmativas, educativas e preventivas […] Como forma de encorajar e apoiar as vítimas a registrarem ocorrências na polícia, proponho essa ação informativa contra abusos no sistema de transporte público e privado. É uma maneira de prevenir abusos nesses espaços e orientar as vítimas e testemunhas desse tipo de crime a sempre procurar a equipe da concessionária para obter auxílio”, afirmou Dr. Gutemberg.

O projeto também sugere locais específicos para a fixação dos cartazes, como áreas de embarque e desembarque de passageiros. As peças publicitárias devem conter a frase “Meu corpo não é público! Chega de assédio!” e informar os canais oficiais para denúncias. O texto indica que imagens das câmeras de monitoramento e informações de GPS sejam disponibilizadas aos órgãos competentes, para auxiliar na solução desses casos nos transportes.

A proposta está sendo analisada pelas comissões de Justiça, Assistência Social, Mobilidade Urbana e Orçamento da Câmara.

Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.