Menu

EJA

PGR e MPF investigam matrículas fraudulentas no Maranhão

Compartilhe
PGR MPF
Suspeitas de matrículas fraudulentas na educação de jovens e adultos são investigadas em 10 estados pelo MPF e PGR.

MARANHÃO, 11 de junho de 2024 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) determinou ao Ministério Público Federal (MPF) a investigação de municípios em dez estados devido a taxas desproporcionalmente altas de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A operação, iniciada no Maranhão, agora se expande para outras regiões do Norte e Nordeste do Brasil.

A investigação foi deflagrada em maio no Maranhão, onde suspeita-se que dados falsos foram inseridos nos sistemas das prefeituras para desviar verbas destinadas à educação. Contratos fraudulentos seriam a principal ferramenta utilizada pelos envolvidos.

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que 50 municípios declararam ter mais de 44% de sua população inscrita no EJA, enquanto o percentual máximo razoável seria de 9,22%.

O EJA, financiado pelo governo federal, visa a alfabetização e o ensino de jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso à educação básica. A média nacional de matrícula no EJA é de 4% da população.

No entanto, a CGU identificou discrepâncias alarmantes, como em uma cidade do Piauí onde 73% da população de 3.800 pessoas está inscrita no programa, um índice flagrantemente anômalo.

Muitos municípios suspeitos registraram um aumento repentino de matrículas, com mais de 1.500 novos alunos entre 2020 e 2023, o que levanta fortes indícios de irregularidade.

A PGR ampliou a investigação para a Bahia, Alagoas, Piauí, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Pará.

No Maranhão, a investigação do MPF revelou que as prefeituras podem ter recebido indevidamente até R$ 1 bilhão devido a matrículas falsas.

Compartilhe

Leia mais

Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA
Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA

Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden
Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden

Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada
Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA