
MARANHÃO, 19 de agosto de 2025 – A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça (19), 45 mandados de busca e apreensão em cidades do Maranhão e em Teresina, no Piauí, para investigar supostas fraudes em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A operação, chamada Lei do Retorno, apura desvios de mais de R$ 50 milhões entre 2021 e 2025.
Segundo a PF, os alvos da investigação são pessoas físicas, jurídicas e servidores públicos. Os mandados foram executados em Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Joselândia e Teresina. As suspeitas envolvem manipulação de licitações e desvio de recursos destinados à educação.
As investigações indicam que parte do dinheiro contratado com verbas do Fundeb era devolvida a servidores públicos, em um esquema de retorno financeiro. O grupo investigado teria atuado diretamente na manipulação de processos licitatórios e na apropriação de parte dos valores desviados.
A Polícia Federal informou que os crimes apurados incluem formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Dessa forma, a operação busca desarticular toda a rede suspeita de participação nas irregularidades.
Entre os locais de cumprimento dos mandados, estão a residência do ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e da deputada federal Amanda Gentil. Além disso, a PF também esteve no gabinete da deputada estadual Daniela, em São Luís, para dar continuidade às diligências.








Aqui em Caxias está uma verdadeira zona com esse povo. Todos sabemos das patifarias dessa turma.