DETIDO

PF prende Braga Netto por suposta trama golpista

Compartilhe
PF Detido
PF prende Braga Netto por suposta trama golpista. Ex-candidato a vice-presidente foi detido no Rio de Janeiro e segue sob custódia do Exército.

RIO DE JANEIRO, 14 de dezembro de 2024 – A Polícia Federal (PF) prendeu neste sábado (14) o general da reserva Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Ele foi indiciado no inquérito que apura uma suposta trama golpista. Agentes também realizaram buscas na residência do general.

A prisão ocorreu em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Após ser detido, Braga Netto foi encaminhado ao Comando Militar do Leste, onde permanecerá sob custódia do Exército.

Braga Netto nega as acusações e declarou que nunca houve plano de golpe ou intenção de assassinar alguém.

De acordo com o relatório da Polícia Federal (PF), Braga Netto buscou informações sobre o acordo de colaboração do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A tentativa teria ocorrido por meio dos pais de Cid.

O documento aponta que, em mensagens enviadas ao coronel reformado Jorge Luiz Kormann, o general Mario Fernandes afirmou que os pais de Mauro Cid teriam negado o conteúdo da delação ao próprio Braga Netto e ao ex-ministro Augusto Heleno.

“Sobre a suposta delação premiada do Cid: a mãe e o pai dele ligaram para o Braga Netto e para o Augusto Heleno, informando que é tudo mentira!”, escreveu Fernandes em 12 de setembro, três dias após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, homologar a colaboração premiada de Mauro Cid.

Durante uma busca e apreensão na sede do Partido Liberal (PL), a PF encontrou um roteiro de “perguntas e respostas” sobre a delação de Mauro Cid. O documento estava na mesa do coronel Flávio Peregrino, ex-assessor de Braga Netto.

Segundo a Polícia Federal, o material indica que o grupo buscava informações detalhadas do acordo de colaboração. Entre os questionamentos registrados, havia perguntas sobre “o que foi delatado” em reuniões, com respostas atribuídas ao próprio Cid, como: “Nada, porque não entrava nas reuniões”.

A PF acredita que Mauro Cid foi diretamente consultado sobre os termos de sua delação, evidenciando um esforço coordenado do grupo para acessar informações sensíveis.

Compartilhe

Leia mais

IBGE censo 2022

CENSO 2022

Maranhão tem pior conectividade do Nordeste, aponta IBGE
IBGE censo 2022

CENSO 2022

Maranhão tem pior conectividade do Nordeste, aponta IBGE

PF Detido

DETIDO

PF prende Braga Netto por suposta trama golpista
PF Detido

DETIDO

PF prende Braga Netto por suposta trama golpista

PF Maranhão

MARANHÃO

PF resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão
PF Maranhão

MARANHÃO

PF resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.