MARANHÃO, 11 de dezembro de 2024 – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta (11) a Operação Succidus, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que transportava drogas e armamentos da Bolívia para o Brasil, passando por Pará, Ceará, Maranhão e Goiás. A ação ocorreu em Várzea Grande, Cáceres e Porto Alegre do Norte (MT), além de Candeias do Jamari (RO).
Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Porto Alegre do Norte (MT).
As investigações começaram em dezembro de 2023, após a prisão de um suspeito transportando cerca de 155 kg de drogas, um fuzil e munições de uso restrito. Os itens estavam escondidos em compartimentos falsos de um caminhão que aparentava carregar sucata, estratégia usada para evitar detecção.
Com o avanço das apurações, a PF identificou os envolvidos no esquema. As medidas realizadas nesta operação visam coletar mais provas para robustecer o caso.
Os investigados responderão por tráfico de drogas, associação ao tráfico e financiamento do tráfico, além de crimes correlatos. As penas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.