OPERAÇÃO

PF combate fraude milionária no Maranhão e Piauí

Compartilhe
PF Operação
PF deflagra operação Scarface investiga prejuízo de R$ 73 milhões causado por esquema de falsificação e fraude em aposentadorias e salário-maternidade.

MARANHÃO, 04 de dezembro de 2024 – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça (3) a Operação Scarface, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na concessão fraudulenta de benefícios previdenciários. O grupo falsificava documentos públicos para aprovar irregularmente aposentadorias por idade rural e salário-maternidade rural.

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina e Piripiri, no Piauí, e em Codó, no Maranhão. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Teresina.

A operação decorre de investigações conduzidas pela Força-Tarefa Previdenciária no Piauí, composta pela PF e pela Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS).

As apurações tiveram início com a análise de materiais apreendidos na Operação Bússola, realizada em 2021. Nessa etapa, foi identificada uma nova organização criminosa formada por um ex-servidor e quatro servidores ativos do INSS, que direcionavam os requerimentos fraudulentos para concessão.

O esquema fraudulento concedeu indevidamente 176 benefícios previdenciários, resultando em um prejuízo superior a R$ 73 milhões ao INSS. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio das contas dos investigados, a suspensão das funções públicas dos servidores envolvidos e a revisão administrativa dos benefícios suspeitos.

Os integrantes do esquema poderão responder por estelionato qualificado, organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, corrupção ativa e passiva, entre outros delitos que possam surgir ao longo das investigações.

Compartilhe

Leia mais

bandidos foragidos

FUGA ANUNCIADA

Mais de 30 bandidos não voltam após saidinha de Páscoa
bandidos foragidos

FUGA ANUNCIADA

Mais de 30 bandidos não voltam após saidinha de Páscoa

Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”
Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”

Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans
Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.