SÃO LUÍS, 06 de agosto de 2024 – O Partido Novo entrou com uma impugnação em junho contra uma pesquisa eleitoral realizada pela empresa 100% Cidades Participações, registrada no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Novamente, a pesquisa apresenta as mesmas irregularidades que já haviam motivado uma liminar do juiz Mario Prazeres Neto, da 89ª Zona Eleitoral, para suspender a divulgação de um levantamento anterior, realizado em junho.
No mês citado, pesquisa autofinanciada pelo próprio instituto, no valor de R$ 20 mil, foi suspensa após a revelação de que a 100% Cidades Participações, que consta como uma pessoa jurídica de grande porte no cadastro da Receita Federal, apresentou saldo zerado em seu demonstrativo de resultado do exercício.
O mesmo problema financeiro persiste no novo registro de agosto, levantando dúvidas sobre a origem dos recursos para a pesquisa.
Além da questão financeira, a empresa informou a intenção de utilizar dados desatualizados do Censo de 2010, apesar de estarem disponíveis os dados mais recentes de 2022 no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A utilização de informações desatualizadas pode comprometer a representatividade e a precisão dos resultados da pesquisa.
A nova pesquisa, registrada sob o número MA-04514/2024, pretende ouvir 800 pessoas, com um nível de confiança estimado em 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
A divulgação dos resultados está prevista para a próxima quinta (8).
Relembre a decisão:
sentenca