DEPUTADOS

Parlamentares apoiam anistia aos presos do 8 de janeiro

Compartilhe
Anistia deputados
Parlamentares apoiam anistia aos presos do 8 de janeiro. Mais de um terço da Câmara apoia medida proposta por Jair Bolsonaro.

BRASÍLIA, 27 de março de 2025 –  Mais de um terço dos 513 deputados federais apoia a anistia aos presos do 8 de janeiro, pauta liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados no Congresso. O levantamento foi realizado pelo Placar da Anistia do Estadão, que busca identificar o posicionamento dos parlamentares sobre o tema.

Já são 190 votos favoráveis, número suficiente para apresentar a urgência do projeto de lei no plenário. A proposta do PL está a 67 votos de atingir a maioria absoluta da Câmara. Para que um projeto de lei seja votado, é necessário pelo menos 257 deputados presentes. O texto será aprovado com a maioria simples dos votos.

Dos 420 deputados que responderam à pesquisa, 190 apoiam a anistia, 126 são contrários e 104 não quiseram responder. Outros 93 parlamentares ainda não se manifestaram. Os deputados podiam escolher entre “sim”, “não” ou “não quero responder”.

Além de propor o perdão aos envolvidos na invasão de Brasília, o projeto pode beneficiar o ex-presidente e participantes de eventos relacionados ao ato.

O texto foi retirado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em outubro do ano passado pelo então presidente Arthur Lira (PP-AL), atrasando sua tramitação. Sem essa retirada, o projeto poderia ter sido votado naquele mês.

POSICIONAMENTO DOS DEPUTADOS DO MARANHÃO

Diversos parlamentares do Maranhão se posicionaram sobre o tema. Dr. Allan Garcês (PP) e Josivaldo JP (PSD) declararam apoio à anistia. Hildo Rocha (MDB), Ivan Junior (União Brasil), Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Pereira Júnior (PT) e Aluisio Mendes (Republicanos) foram contrários.

Alguns deputados preferiram não responder: Detinha (PL), Duarte Jr. (PSB), Junior Lourenço (PL), Márcio Honaiser (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil). Amanda Gentil (PP), Cleber Verde (MDB), Fábio Macedo (Podemos), Josimar Maranhãozinho (PL), Marreca Filho (PRD) e Pastor Gil (PL) não retornaram.

Compartilhe

Leia mais

SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY
SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY

PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF
PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF

Dia das Mães

CONSUMO EM QUEDA

Intenção de compra para o Dia das Mães cai 8,4% em São Luís
Dia das Mães

CONSUMO EM QUEDA

Intenção de compra para o Dia das Mães cai 8,4% em São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.