
SÃO LUÍS, 18 de fevereiro de 2025 – O deputado estadual Othelino Neto usou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a suposta atuação do ex-deputado e ex-secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, na Superintendência de Combate à Corrupção (SECCOR).
Segundo Othelino, Cutrim estaria pressionando delegados e agentes de polícia a direcionar investigações contra adversários do governador Carlos Brandão.
O parlamentar relatou que servidores da SECCOR têm resistido às supostas pressões e recusado pedidos que consideram inapropriados. Segundo ele, Cutrim tem frequentado diariamente o órgão e alegado estar agindo sob ordens diretas do governador.
Em resposta, alguns delegados teriam se recusado a atender suas exigências, alegando que seu papel institucional não permite interferências políticas.
“Ele tem lá, todos os dias praticamente ido e constrangido servidores púbicos, constrangidos delegados, constrangido agentes de polícia, exigindo que persigam adversários do Governador Carlos Brandão. E chega lá dizendo que está indo com ordens do Governador. E tem sido repelido, tem recebido ‘não’ de bons servidores públicos”
Othelino destacou que a atuação de Cutrim na segurança pública em gestões anteriores já foi polêmica. Ele comparou a atual situação a episódios passados, afirmando que práticas semelhantes já foram utilizadas para tentar prejudicar opositores políticos.
Além das denúncias de pressão sobre policiais, Othelino afirmou que um suposto esquema de manipulação de informações estaria em curso. Segundo ele, veículos de comunicação estariam sendo pautados por aliados do governo para divulgar conteúdo desfavorável a adversários políticos.
O deputado mencionou que um dos responsáveis por essa articulação seria o irmão do governador, que, segundo ele, estaria coordenando a divulgação de informações para pressionar opositores.