
BURITICUPU, 26 de março de 2025 – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI) deflagrou, nesta quarta (26), a Operação Tanque, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro.
A investigação revelou um complexo esquema financeiro em que os criminosos utilizavam contas bancárias, em diferentes estados, para dissimular a origem ilícita dos valores obtidos com o narcotráfico.
Segundo a Folha de S. Paulo, os investigadores descobriram que o esquema é comandado por duas facções criminosas: Primeiro Comando da Capital (PCC) e Bonde dos 40.
Visando desarticular a estrutura criminosa, foram cumpridos sete mandados judiciais, sendo três de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, nas cidades de Teresina/PI, Parnaíba/PI e Timon/MA. As medidas foram expedidas pela Central de Inquéritos da Justiça Estadual do Piauí em Parnaíba.
A operação é resultado do trabalho conjunto da FICCO/PI, coordenada pela Polícia Federal e integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal do Piauí e Secretaria Nacional de Políticas Penais.
Embora sediada em Parnaíba, a Força Integrada atua em todo o estado, com foco no rastreamento de ativos ilícitos, descapitalização de facções criminosas e desmantelamento de seus esquemas financeiros.