
SÃO LUÍS, 02 de julho de 2025 – A força-tarefa da Operação ‘Rolezinho’ apreendeu cerca de 50 motocicletas irregulares na manhã desta quarta (2), em São Luís.
A ação teve início no bairro Sol e Mar e seguiu até o Elevado da Cohama. A operação foi coordenada pela 30ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público do Maranhão.
Participaram da ação representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícias Civil e Militar, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) e Instituto de Criminalística (Icrim). A etapa desta quarta teve caráter administrativo e não resultou em prisões, segundo informou o Ministério Público.
As motocicletas apreendidas estavam em situação irregular e, de acordo com o MPMA, as infrações previstas no Código de Trânsito podem, eventualmente, configurar crimes. Nessas situações, o órgão pode solicitar a instauração de inquérito policial para investigação.
A abertura do inquérito ocorre conforme a tipificação da infração. Motos sem placa, por exemplo, são encaminhadas à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). Em casos de crime ambiental, a apuração fica sob responsabilidade da Delegacia do Meio Ambiente.
Dados estatísticos divulgados pela Assessoria de Estatística e Análise Criminal da Polícia Civil do Maranhão (PCMA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/MA) apontam redução nos roubos a transeuntes em São Luís. Em janeiro de 2025, houve queda de 18% em comparação com o mesmo mês de 2024. Em fevereiro, a redução foi de 16%.
Segundo os órgãos, a repressão à circulação de motocicletas sem identificação, combinada ao combate à poluição sonora e outras infrações, tem contribuído para a queda dos índices.
As operações se concentram nos bairros com maiores registros de ocorrências.