QUINTO CONSTITUCIONAL

OAB-MA contesta resolução do TJMA no CNJ para lista tríplice

Compartilhe
OAB-MA
Ordem questiona as alterações, que incluem a formação de uma comissão para analisar os requisitos dos candidatos do Quinto Constitucional.

SÃO LUÍS, 30 de junho de 2023 – A OAB do Maranhão recorreu ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra uma resolução do TJMA (Tribunal de Justiça do Maranhão) que modifica os procedimentos para a formação de uma lista tríplice para a indicação de um desembargador da Corte estadual pelo Quinto Constitucional.

Por meio de um Procedimento de Controle Administrativo (PCA), a Ordem questiona as alterações, que incluem a formação de uma comissão para analisar os requisitos dos candidatos da lista sêxtupla, a realização de uma audiência pública para avaliar os requisitos necessários para exercer o cargo, a elaboração de um parecer sobre os candidatos, a retirada da competência do Plenário do Tribunal de Justiça para apreciar os requisitos constitucionais dos candidatos, a participação da OAB no procedimento de formação da lista tríplice e a votação secreta da lista do Quinto Constitucional do TJMA.

O argumento principal é que o TJMA fez essas alterações apenas após tomar conhecimento da lista sêxtupla formada pela OAB. “É evidente que os termos da alteração proposta foram estabelecidos após a formação da lista sêxtupla, e não há dúvidas de que as regras criadas podem caracterizar um casuísmo inédito e uma insegurança jurídica em relação às regras estabelecidas para os candidatos e os desembargadores votantes, modificando o procedimento em andamento e o juízo competente. Isso não é esperado da Corte de Justiça”, afirma a petição.

Na petição, a OAB solicita que o TJ defina, em um prazo de 20 dias, com base nas regras anteriores, a lista tríplice a ser enviada ao governador Carlos Brandão (PSB) e que, ao final, o PCA resulte na revogação da resolução que alterou o regimento da Corte estadual.

Confira os pedidos na íntegra.

Compartilhe

Leia mais

Collor preso

DETIDO POR CORRUPÇÃO

Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor
Collor preso

DETIDO POR CORRUPÇÃO

Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor

Brazão livre

PRIVILÉGIO PRESERVADO

Câmara cassa Brazão, mas livra deputado da inelegibilidade
Brazão livre

PRIVILÉGIO PRESERVADO

Câmara cassa Brazão, mas livra deputado da inelegibilidade

Santinhos caxias

VOTO SABOTADO

Santinhos com erro teriam enganado 2 mil eleitores em Caxias
Santinhos caxias

VOTO SABOTADO

Santinhos com erro teriam enganado 2 mil eleitores em Caxias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.