VOTO RETRÔ

Nova diretoria do PT será eleita sem urnas eletrônicas

Compartilhe

PT urna
Filiados ao PT foram às urnas manuais neste domingo (6) em todo o país para eleger os novos dirigentes municipais, estaduais e o presidente nacional da legenda.

BRASIL, 07 de julho de 2025 – O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou neste domingo (6) eleições internas em todo o Brasil utilizando exclusivamente cédulas de papel, método adotado após a Justiça Eleitoral negar o empréstimo de urnas eletrônicas.

O pleito definiu novos dirigentes municipais, estaduais e o sucessor da deputada Gleisi Hoffmann na presidência nacional da legenda, cargo ocupado interinamente pelo senador Humberto Costa (PE) desde março.

Pelo menos quatro Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – Alagoas, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco – recusaram o pedido do PT para uso das urnas, citando questões logísticas e de segurança.

O partido chegou a considerar um modelo híbrido, mas optou por uniformizar o sistema com voto impresso em todos os estados. A ministra Cármen Lúcia, do TSE, havia orientado que a decisão caberia a cada TRE.

A eleição marca o fim da gestão de Gleisi Hoffmann, que deixou a presidência do PT para assumir a Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula. O novo presidente nacional, cujo nome deve ser anunciado nesta segunda (7), terá a tarefa de conduzir o partido nas eleições de 2026.

O Processo de Eleição Direta (PED), principal mecanismo de renovação da sigla, mobilizou filiados nas cinco regiões do país.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x