PODER SUBMISSO

Nikolas reage a Moraes e diz que Congresso já pode fechar

Compartilhe
Nikolas STF
Nikolas critica Supremo por manter alta do IOF, diz que só restaram dois Poderes: Executivo e STF e reage à decisão de Moraes: “O Congresso já pode fechar”.

BRASÍLIA, 17 de julho de 2025 – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a maior parte do decreto do governo Lula (PT) sobre o aumento do IOF.

Segundo Nikolas, a medida ignora o Congresso Nacional. “Temos apenas dois Poderes: o Executivo e a Assessoria Jurídica do Governo, mais comumente chamados de STF”, escreveu nas redes sociais. Para ele, o Legislativo foi anulado.

Na publicação feita nesta quarta (16) na rede social X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou: “O Congresso Nacional já pode fechar”, em referência ao resultado da disputa entre os Poderes sobre o decreto tributário.

A decisão de Moraes foi tomada após audiência de conciliação entre o governo federal e o Congresso, realizada na terça (15), sem que houvesse consenso. O magistrado decidiu manter o decreto com poucas alterações.

Com a decisão, foi revogada apenas a cobrança sobre o “risco sacado”, operação em que empresas antecipam pagamentos a fornecedores via bancos. Antes do decreto, esse tipo de transação era isenta do IOF.

Segundo o Ministério da Fazenda, a retirada do risco sacado da base de cálculo do IOF reduzirá a arrecadação em R$ 450 milhões em 2025 e R$ 3,5 bilhões em 2026, totalizando 11,4% do previsto anualmente.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x