NEUTRALIDADE ROMPIDA

Nikolas protocola pedido de impeachment de ministro do STF

Compartilhe
Nikolas STF
Nikolas Ferreira acusa Flávio Dino de violar neutralidade após sugestão de chapa imbatível para eleição no Maranhão e leva representação ao Senado.

BRASÍLIA, 15 de maio de 2025 – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) protocolou nesta quinta (15) um pedido de impeachment de Dino no Senado, após o ministro do STF sugerir “chapa imbatível” encabeçada por Felipe Camarão (PT) em evento público no Centro Universitário UNDB, em São Luís (MA).

Nikolas sustenta que Dino ultrapassou a neutralidade exigida aos magistrados ao recomendar, em tom de brincadeira, a formação de chapa com a professora Teresa Helena Barros como vice de Camarão. Em contrapartida, interlocutores do ministro afirmam que a fala ocorreu em clima informal e não configuraria ato partidário.

Durante a aula magna de Direito, Dino chegou a indicar outro nome para vice, o professor Arnaldo Vieira Sousa, antes de reforçar que Teresa “é o cara” após aplausos da plateia. O episódio alimentou a tese de interferência indevida no processo eleitoral local.

O documento de Nikolas aponta violação de preceitos constitucionais e infraconstitucionais que garantem a neutralidade do Judiciário. Ele também menciona vídeo em que Camarão elogia coligação formada por Lula, Brandão, Dino e ele próprio após eleição de 26 vereadores em 2024.

A representação segue agora ao presidente do Senado, que avaliará admissibilidade do pedido. Caso aceite, será instalada comissão especial para analisar a acusação de crime de responsabilidade contra o ministro.

Se admitido, o processo de impeachment envolverá fase de instrução e votação. O STF, por sua vez, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o pedido de Nikolas Ferreira.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x