INTERVENÇÃO

MP recomenda suspensão de concurso público em Pedreiras

Compartilhe
Promotoria aponta indícios de favorecimento político e irregularidades no concurso público realizado pela Prefeitura de Pedreiras, no Maranhão.

PEDREIRAS, 26 de dezembro de 2024 – A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras recomendou a suspensão imediata do concurso público realizado neste ano pela Prefeitura de Pedreiras, no Maranhão. A determinação abrange a interrupção de todos os atos administrativos relacionados ao certame, incluindo etapas futuras e homologação de resultados. A recomendação foi assinada pela promotora de justiça Marina Carneiro Lima de Oliveira e direcionada à prefeita Vanessa dos Prazeres dos Santos e ao Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek, responsável pela organização do concurso público de Pedreiras.

O concurso público, regido pelo edital nº 001/2024, destinava-se ao provimento de 323 cargos em diversas áreas e níveis de escolaridade, com provas realizadas no dia 17 de novembro. Após a publicação do resultado preliminar em 13 de dezembro, surgiram denúncias indicando possíveis irregularidades, como favorecimento a candidatos com vínculos políticos e inconsistências no edital.

DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NO CERTAME

De acordo com o Ministério Público, denúncias recebidas apontaram falhas graves, incluindo indícios de favorecimento político, erros de organização e desrespeito aos princípios de moralidade e impessoalidade. A promotora de justiça Marina Lima destacou que as investigações foram convertidas em inquérito civil público, sob sigilo, para viabilizar uma apuração rigorosa e detalhada.

Entre as irregularidades apontadas estão a aprovação de pessoas próximas à gestão municipal em cargos estratégicos, como administrador e assessor jurídico. Além disso, há relatos de falhas na condução do certame e possíveis fraudes no processo seletivo.

A prefeita Vanessa dos Prazeres dos Santos e o Instituto Juscelino Kubitschek têm o prazo de 48 horas para informar ao Ministério Público sobre o acatamento da recomendação. Segundo o MP, o não cumprimento será interpretado como recusa e poderá resultar na adoção de medidas judiciais cabíveis.

Compartilhe

Leia mais

Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento
Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento

Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA
Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA

FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão
FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.