Menu

LUTO

Morre Joaquim Itapary, da Academia Maranhense de Letras

Compartilhe
Joaquim Itapary
Joaquim Itapary, membro da Academia Maranhense de Letras, faleceu nesta segunda (29), aos 88 anos. Ele ocupava a cadeira nº 4 da AML.

SÃO LUÍS, 30 de julho de 2024 –  O acadêmico Joaquim Itapary, membro da Academia Maranhense de Letras (AML), faleceu nesta segunda (29), aos 88 anos. Ele ocupava a cadeira nº 4 da instituição.

A informação foi confirmada através do perfil oficial da AML no Instagram. Joaquim Itapary era pai de Maurício Itapary, atual secretário de Cultura de São Luís.

CARREIRA E CONTRIBUIÇÕES

Nascido em São Bento, Maranhão, em 23 de abril de 1936, Joaquim Itapary era filho de Joaquim Salles de Oliveira Itapary e Georgina Boabaidy de Oliveira Itapary.

Ele iniciou seus estudos no Grupo Escolar Mota Júnior em sua cidade natal e completou os cursos ginasial e científico no Colégio de São Luiz, em São Luís.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís em 1962 e especializou-se em Problemas de Desenvolvimento Econômico pela Cepal-ONU/BNDES, além de Política Internacional e Desenvolvimento pela Cepal-ONU/Ministério das Relações Exteriores e Programação Orçamentária pela Sudene.

Ingressou no serviço público em 1954 como escriturário do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e ocupou diversos cargos ao longo de sua carreira.

Entre eles, foi secretário-executivo da Comissão de Planejamento Econômico do Maranhão, procurador autárquico da Sudene, membro da Assessoria Técnica do Governador José Sarney, diretor da Sudema, secretário de Planejamento e Urbanismo de São Luís, e coordenador regional do Incra.

CULTURA E COMUNICAÇÃO

Joaquim Itapary teve uma atuação significativa na imprensa e na cultura. Foi diretor de vários jornais e revistas em São Luís, incluindo Jornal do Povo, O Combate, Diário da Manhã, O Estado do Maranhão, e a revista Legenda.

Também foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão de 1971 a 1974.

Foi um dos fundadores do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura, onde exerceu a presidência, e teve um papel fundamental na criação do Ministério da Cultura.

Atuou como diretor de planejamento da EBTU, secretário executivo do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportações, e membro de vários conselhos técnicos, incluindo o Conama e o Banco do Brasil.

Compartilhe

Leia mais

Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA
Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA

Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden
Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden

Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada
Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA