SÃO LUÍS, 14 de junho de 2023 – O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), nomeou o geógrafo Maurício Itapary como subprefeito do Centro. O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do gestor municipal, nessa quarta (14).
Anuncio como subprefeito do Centro, Maurício Itapary, ex-superintendente estadual do Iphan, que terá a importante missão de cuidar do nosso patrimônio mundial e de vários bairros da região.
— Eduardo Braide (@EduardoBraide) June 14, 2023
Formado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maurício é funcionário de carreira do IPHAN desde 1995 e possui pós-graduação em Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico e Ambiental.
“Agradeço imensamente ao prefeito de São Luís Eduardo Braide pela confiança depositada em mim para essa grande missão que é trabalhar em prol do centro, em especial o nosso Centro Histórico. Seguimos juntos por uma cidade melhor”, publicou Mauricio Itapary.
Ele ocupava o cargo de superintendente regional do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas, segundo informações, foi exonerado devido a uma conspiração envolvendo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
A acusação de que o ex-governador esteve envolvido na trama que resultou na demissão de Maurício Itapary partiu de Joaquim Itapary, escritor, ex-ministro da Cultura no governo de José Sarney e pai do ex-superintendente do IPHAN. Em protesto contra a suposta conspiração, Joaquim Itapary renunciou à sua cadeira na Academia Maranhense de Letras (AML), deixando de ser confrade de Dino, que havia sido eleito imortal quando ainda era governador do Maranhão. Posteriormente, foi informado que o regimento da AML proíbe tal ato de renúncia.
Para substituir Maurício Itapary, a arquiteta Lena Carolina Andrade Fernandes Ribeiro Brandão foi nomeada como nova superintendente regional do IPHAN. Lena é filha do atual prefeito de Arame, Pedro Fernandes, e irmã do deputado federal Pedro Lucas Fernandes e do secretário Paulo Casé, titular da pasta de Desenvolvimento Social.