
SÃO LUÍS, 25 de junho de 2026 — Moradores e usuários do transporte público da zona rural de São Luís bloquearam, na manhã desta quinta (25), o acesso ao Terminal de Integração do São Cristóvão. A manifestação reuniu pessoas de várias comunidades para cobrar da gestão da prefeita Esmênia Miranda soluções para problemas antigos no sistema de transporte.
Segundo os manifestantes, os ônibus que atendem a região circulam em condições precárias. Eles relatam falta de manutenção, falhas mecânicas frequentes e riscos à segurança dos passageiros. Além disso, afirmam que já ocorreram acidentes envolvendo coletivos que operam nas localidades da zona rural.
A mobilização contou com a participação de moradores de comunidades como Vila Conceição, Tajipuru e Coquilho. Os protestantes também reclamam da quantidade insuficiente de ônibus. Por isso, dizem enfrentar longas esperas nos pontos, superlotação e dificuldades para chegar ao trabalho, às escolas e às unidades de saúde.
Com o bloqueio da entrada do terminal, o trânsito na região sofreu impactos e causou transtornos para motoristas e passageiros. Então, muitos usuários precisaram buscar rotas alternativas para continuar a viagem.
Até o momento, não há informação sobre o fim da manifestação nem sobre um posicionamento oficial da Prefeitura de São Luís.







