STF

Ministra pede informações à Alema sobre reeleição de Iracema

Compartilhe
Alema STF
Cármen Lúcia pede esclarecimentos antes de decidir pedido do Solidariedade contra reeleição da deputada para presidência da Assembleia Legislativa (Alema).

BRASÍLIA, 30 de novembro de 2024 – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) preste informações sobre a reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) à presidência da Casa.

A medida foi tomada após o Solidariedade questionar a legalidade da reeleição, solicitando que o deputado Othelino Neto (SD), do mesmo partido, seja considerado o novo presidente.

A disputa pela presidência da Alema resultou em dois empates de 21 votos entre Iracema Vale e Othelino Neto. Diante disso, a socialista foi declarada eleita com base no critério de desempate por idade, o que gerou a contestação do Solidariedade.

No despacho, Cármen Lúcia abriu prazo para que a Assembleia Legislativa do Maranhão se manifeste sobre o caso, antes de tomar uma decisão sobre o pedido de liminar.

No documento, a ministra determinou que as informações sejam fornecidas com urgência pelo presidente da Alema, no prazo máximo de cinco dias. Após esse período, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) terão três dias cada para emitir seus pareceres.

A medida foi adotada com base no artigo 10 da Lei nº 9.868/1999, que regula a tramitação de ações de inconstitucionalidade no STF.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x