
IMPERATRIZ, 05 de abril de 2025 – Rafael Paixão de Oliveira, de 29 anos, natural de Imperatriz (MA), sobreviveu a um bombardeio russo na quinta (3) enquanto lutava pelo exército ucraniano. Inicialmente, sua família recebeu a informação de que ele não teria resistido aos ferimentos após o bombardeio, mas, horas depois, o comando militar confirmou que ele estava entre os sobreviventes.
Rafael sofreu uma lesão no joelho e outra na mão, mas não corre risco de vida. Ele ainda fez uma videochamada para a mãe, Nêila Paixão, que mora em São Miguel do Tocantins (TO), mostrando-se em meio aos escombros. “Graças a Deus, o pior não aconteceu”, comemorou ela, após receber a confirmação oficial de que o filho estava a salvo.
O brasileiro havia deixado o Brasil em agosto de 2024 para morar na Holanda com a namorada, mas, após o fim do relacionamento, decidiu se alistar como voluntário no conflito contra a Rússia. Antes da guerra, ele cursava direito em uma faculdade particular de Imperatriz.
Segundo o Itamaraty, mais de 100 brasileiros se voluntariaram para lutar na Ucrânia desde o início da guerra, em 2022. No entanto, não há dados atualizados sobre quantos ainda estão em combate.