
MARANHÃO, 19 de novembro de 2025 – O Maranhão registrou um aumento de 11,5% na taxa de mortes violentas intencionais em 2024, tornando-se o único estado da Amazônia Legal com alta neste índice.
Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quarta (19), mostram que a taxa de homicídios no estado subiu de 26,6 para 29,7 por 100 mil habitantes. O relatório “Cartografias da Violência na Amazônia 2025” reuniu informações de 181 municípios maranhenses, que somaram 1.731 mortes violentas no período.
Enquanto o Maranhão apresentou alta, todos os outros nove estados da região tiveram redução em suas taxas de homicídios. O Amapá, por exemplo, registrou a maior queda (30,6%), seguido por Tocantins (27,9%) e Roraima (27,1%). Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso e Rondônia também apresentaram diminuição em seus índices de violência letal.
O relatório não aponta uma causa única, mas associa o crescimento da violência no Maranhão a três fatores principais.
O estudo destaca a forte atuação de facções criminosas em 53 municípios maranhenses, com presença de grupos como CV, B40, PCC e PCM. Além disso, os pesquisadores identificaram um aumento drástico de 178% nos conflitos por terra, com o município de Timbiras liderando esse ranking nacionalmente.
A pressão sobre áreas rurais, comunidades tradicionais e zonas de expansão agrícola completa o cenário de violência analisado pelo fórum.







