ALTA DE HOMICÍDIOS

Maranhão tem aumento em mortes violentas na Amazônia Legal

Compartilhe
Maranhão relatório
Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que Maranhão foi o único da região com aumento de homicídios em 2024, registrando 1.731 casos.

MARANHÃO, 19 de novembro de 2025 – O Maranhão registrou um aumento de 11,5% na taxa de mortes violentas intencionais em 2024, tornando-se o único estado da Amazônia Legal com alta neste índice.

Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quarta (19), mostram que a taxa de homicídios no estado subiu de 26,6 para 29,7 por 100 mil habitantes. O relatório “Cartografias da Violência na Amazônia 2025” reuniu informações de 181 municípios maranhenses, que somaram 1.731 mortes violentas no período.

Enquanto o Maranhão apresentou alta, todos os outros nove estados da região tiveram redução em suas taxas de homicídios. O Amapá, por exemplo, registrou a maior queda (30,6%), seguido por Tocantins (27,9%) e Roraima (27,1%). Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso e Rondônia também apresentaram diminuição em seus índices de violência letal.

O relatório não aponta uma causa única, mas associa o crescimento da violência no Maranhão a três fatores principais.

O estudo destaca a forte atuação de facções criminosas em 53 municípios maranhenses, com presença de grupos como CV, B40, PCC e PCM. Além disso, os pesquisadores identificaram um aumento drástico de 178% nos conflitos por terra, com o município de Timbiras liderando esse ranking nacionalmente.

A pressão sobre áreas rurais, comunidades tradicionais e zonas de expansão agrícola completa o cenário de violência analisado pelo fórum.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x