
MARANHÃO, 8 de abril de 2024 – O estado do Maranhão se destaca como um dos locais com maior número de crianças sem acesso a creches, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Brasil, mais de 2 milhões de crianças até 3 anos de idade enfrentam dificuldades para frequentar creches devido à localização distante das escolas ou à falta de vagas.
O percentual de famílias de baixa renda sem acesso é quatro vezes maior do que o das famílias mais abastadas.
Os dados divulgados pelo IBGE, em parceria com a organização Todos pela Educação (TPE), revelam que o Maranhão figura entre os estados com maior demanda por vagas em creche, com 137 mil crianças nessa situação, seguido por São Paulo, Minas Gerais, Pará e Bahia.
Além disso, alguns estados apresentam percentuais alarmantes de demanda por creche, como Acre, Roraima, Pará e Piauí. A responsabilidade pelas creches é prioritariamente dos municípios, e recentemente a Prefeitura de São Luís abriu inscrições para pré-matrículas em creches de tempo integral.
A desigualdade também é evidente, com famílias de baixa renda enfrentando mais dificuldades para acessar o serviço.
Enquanto 28% das famílias mais pobres desejam vagas em creches e não conseguem, apenas 7% das famílias mais ricas enfrentam esse problema.