PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Maranhão lidera crescimento em pesquisa científica no Brasil
Por linharesjr.com.br • 26/04/2024
Compartilhe
Pesquisa Maranhão
Dados do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) mostram crescimento de 21,8% na produção científica.

MARANHÃO, 26 de abril de 2024 – O Maranhão é destaque no campo da pesquisa científica, segundo dados recentes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) revelando um crescimento de 21,8% na produção científica do estado entre 2020 e 2023, o maior em todo o país.

No período mencionado, aproximadamente R$ 163 milhões foram aplicados em recursos para este setor, canalizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com previsão de investimentos de até R$ 64 milhões para o ano corrente.

O governador Carlos Brandão destacou os resultados positivos.

“A ciência segue avançando no Maranhão. Somos o estado em que a produção científica mais cresceu, entre 2020 e 2023, tendo como base os dados da plataforma SciVal. Fortalecendo investimentos na Fapema, alcançamos um aumento de 21,8% na nossa produção”.

O presidente do Confap, Odir Dellagostin, elogiou a fundação maranhense pelo feito.

“Estamos orgulhosos por ver o Maranhão liderando essa lista. Além de fortalecer nossa base acadêmica, esse crescimento também impulsiona avanços significativos no cenário econômico e social local. Continuaremos trabalhando incansavelmente para alcançar ainda mais conquistas, em prol do progresso científico e do bem-estar do povo maranhense”.

Além disso, Nordman Wall, presidente da Fapema, ressaltou o papel conjunto das instituições acadêmicas, pesquisadores, estudantes e o apoio do governo na consecução desses resultados. “Estamos construindo uma base sólida para o avanço, em diversas áreas, da pesquisa científica”.

A fundação também tem focado em impulsionar a inovação nos negócios locais, com editais direcionados a projetos com potencial exportador e no aprimoramento de produtos e serviços inovadores.

Compartilhe
02/07/2024
QUEIMADAS
Junho registra recorde histórico de incêndios no Pantanal
25/06/2024
BRASIL
Amazônia registra maior número de queimadas em 20 anos
18/06/2024
OCDE
Brasil fica entre os piores em criatividade e pensamento crítico

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda