MARANHÃO, 14 de outubro de 2024 – O Maranhão é o 5º estado do país com o maior número de hectares atingidos pelas queimadas. O levantamento é o Monitor do Fogo, do MapBiomas, projeto que mapeia anualmente a cobertura e uso da terra do Brasil e monitora as mudanças do território, divulgado na última sexta (11).
De acordo com o levantamento, o estado maranhense registrou, apenas no mês de setembro, 446 mil e 469 hectares devastados pelas queimadas ilegais, com o foco maior das chamas na região sul.
No levantamento, o Maranhão ficou atrás dos estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amazonas, em termos de áreas afetadas.
MAIS DE 10 MIL FOCOS DE INCÊNDIO EM 2024
Segundo o programa queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, só em 2024, já foram registrados mais 10 mil focos de incêndio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), os municípios que concentram a maior quantidade de focos são Mirador, Carolina e Alto Parnaíba, locais com percentual de baixa umidade relativa do ar.
O Maranhão está sob um decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas rurais para reduzir os focos de incêndio no estado durante o período de estiagem. O decreto vale até o dia 30 de novembro.