
SÃO LUÍS, 16 de fevereiro de 2024 – O advogado e ex procurador-geral do Maranhão, Rodrigo Maia, tomou posse como juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta sexta (16). Ele foi escolhido pelo próprio presidente Lula após ser indicado por Flávio Dino.
O evento de posse foi prestigiado pelo presidente do TRE, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale; Salvio Dino, pelos deputados Duarte Jr, Antônio Pereira, Rubens Pereira Jr, Carlos Lula e Othelino Neto, além do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira e de membros do judiciário do Estado.
“Nessa nova etapa que se inicia hoje, vou trabalhar com mais afinco ainda na defesa do estado democrático de direito e da justiça. Enquanto puder e da melhor forma que puder enquanto durar o meu mandato a frente desta corte” disse emocionado o novo membro do TRE no momento do seu discurso.
Novo Procurador-Geral do Estado
O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou nesta quinta (15) o novo PGE. Trata-se de Valdênio Caminha. O advogado já foi vice-presidente da OAB na gestão de Mário Macieira entgre os anos de 2013 e 2015, além de ser aliado da senadora Eliziane Gama (PSD) e é filiado ao Cidadania.
Valdênio vai substituir Rodrigo Maia que está no controle da PGE desde 2015, quando Flávio Dino o nomeou. Porém na próxima semana, 22 de fevereiro, ele assumirá a vaga de juiz eleitoral pelo biênio 2024/2025, podendo ser reconduzido por mais dois anos.
Esta é a primeira mudança na composição do governo de Carlos Brandão. Até o dia 6 de abril, novas trocas podem ocorrer em virtude das eleições municipais desse ano.
Secretários como Bira do Pindaré e Helena Duailibe, cotados para ser vice de Duarte, podem ter que se afastar do cargo, assim como a diretora-presidente do IEMA, Cricielle Muniz.
Júnior Marreca é outro que vive a indefinição quanto a uma pré-candidatura a prefeito de Itapecuru-Mirim, caso se decida, ele terá que sair da Indústria e Comércio.