GUIANA, 06 de dezembro de 2023 – Nessa semana, o ditador venezuelano Nicolás Maduro divulgou em suas redes sociais o que chamou de “novo mapa da Venezuela”, incorporando a Guiana.
Segundo Maduro, o mapa é resultado de um referendo realizado em 3 de dezembro, no qual mais de 95% dos votos aprovaram a criação de um Estado venezuelano chamado Guiana Essequiba, abrangendo território da Guiana.
“Este é nosso mapa amado!”, declarou Maduro em suas redes sociais, ordenando a distribuição do novo mapa em escolas, universidades e estabelecimentos públicos.
Ordené de manera inmediata publicar y a llevar a todas las escuelas, liceos, Consejos Comunales, establecimientos públicos, universidades y en todos los hogares del país el nuevo Mapa de Venezuela con nuestra Guayana Esequiba. ¡Este es nuestro mapa amado! pic.twitter.com/qliW31Lyb9
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) December 6, 2023
No mesmo dia, Maduro apresentou um projeto de lei para formalizar a criação do novo Estado, que será discutido pelos deputados venezuelanos nesta quarta (6).
Além disso, o ditador venezuelano emitiu uma ordem à PDVSA, estatal petroleira do país, para conceder licenças de exploração de petróleo e gás natural na região anexada.