2024
MA: único do Nordeste que não teve recurso para reforma agrária
Por DANIEL MATOS • 22/03/2024
Compartilhe
Maranhão agrário
Mesmo campeão nacional em mortes no campo, Maranhão foi o único do Nordeste que não recebeu crédito federal para reforma agrária este ano.

MARANHÃO, 22 de março de 2024 – O Maranhão foi o único estado do Nordeste não contemplado pelo INCRA com Crédito Instalação para ações de reforma agrária este ano, mesmo ostentando os maiores índices de violência no campo do país, conforme levantamento divulgado em fevereiro passado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG).

De acordo com o órgão federal, o recurso foi ampliado, com investimento expressivo em 2024.

De janeiro até o começo de março, já foram pagos R$ 79,2 milhões em contratos, que contribuem com as famílias assentadas, nenhuma em território maranhense, desde o início das atividades no lote, além da construção de moradias, incremento produtivo e aporte específico para o semiárido e para recuperação ambiental.

A maioria dos estados brasileiros foi contemplada com a ação.

Na região Nordeste, oito das nove unidades da federação receberam Crédito Instalação do INCRA para atender áreas destinadas à reforma agrária: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O motivo da exclusão do Maranhão do Crédito Instalação não foi explicado pelo INCRA no informe divulgado no site do órgão nessa quarta (20).

A discriminação estranha ainda mais pelo fato de o estado colecionar os maiores índices de violência no campo e ser classificado como o que mais registra mortes de lideranças de territórios quilombolas, como o povoado Jacarezinho, em São João do Sóter, onde foi assassinado o líder Edvaldo Pereira, em 2022.

Continue lendo…

Compartilhe
15/02/2024
ZÉ DOCA
Justiça devolve ao Incra terra onde agricultor teve casa derrubada
19/09/2023
DESTRUIÇÃO
Casa demolida em reintegração de posse causa polêmica em Zé Doca
23/09/2023
FANTÁSTICO
Demolição de casa em Zé Doca ganhará exibição nacional

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda