MARANHÃO

MA é o 3° estado do país com maior número de conflitos agrários

Compartilhe
Maranhão agrário
O levantamento aponta que o Estado registrou, em 2022, mais de 100 casos e sete mortes devido aos conflitos agrários.

MARANHÃO, 22 de abril de 2024 – O Maranhão é o 3º estado do país com o maior número de conflitos agrários, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra. Em 2022, o Estado registrou 102 áreas de conflitos e sete mortes devido as disputas de terra no campo.

Das vítimas quatro eram indígenas, dois eram quilombolas e um era posseiro. O levantamento aponta que, atualmente, mais de 200 pessoas estão sendo ou já foram ameaçadas de morte devido aos conflitos.

No ranking dos estados com maior registro de conflitos, o Maranhão fica atrás apenas do Amazonas, com 110 casos e de Mato Grosso, com 118. Mirador e Balsas são os municípios maranhenses com o maior de disputas pela posse de terra.

Desmatamento como causa

Os dados apontam que o desmatamento é a principal causa dos conflitos agrários, já que o problema afeta diretamente, as comunidades tradicionais.

De todos os municípios que fazem parte do cerrado brasileiro, Balsas foi o que mais desmatou em 2022, segundo o Sistema de Alerta do Mapa Biomas. Mais de 24 mil hectares de terra foram desmatados para dar lugar as plantações de soja, milho e formação de pasto para criação gado.

O que dizem as autoridades

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) diz que acompanha, com preocupação, os conflitos agrários no Estado.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informou que os casos de Bom Acerto e Gado Bravinho pela Comissão Estadual de Prevenção à Violência no campo e na cidade.

Os casos foram levados ao Ministério Público do Maranhão (MP-MA), ao Tribunal de Justiça, ao Incra e ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária.

A secretaria diz que devido as ameaças e violências sofridas, as lideranças das comunidades foram incluídas em programas de proteção e as soluções finais dependem da conclusão dos processos judiciais.

Compartilhe

Leia mais

Maranhão Casos

MARANHÃO

MA soma mais de mil casos de doenças respiratórias em 2025
Maranhão Casos

MARANHÃO

MA soma mais de mil casos de doenças respiratórias em 2025

Justiça Quilombola

SENTENÇA

Justiça exige regularização de território quilombola no MA
Justiça Quilombola

SENTENÇA

Justiça exige regularização de território quilombola no MA

Homicídios estados

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Estados com governos de direita lideram queda de homicídios
Homicídios estados

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Estados com governos de direita lideram queda de homicídios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.