TROCA

Lula substitui Nísia por Padilha no Ministério da Saúde

Compartilhe
Lula troca
Lula substitui Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde. Troca será oficializada em 6 de março e faz parte de reforma ministerial.

BRASÍLIA, 26 de fevereiro de 2025 – O presidente Lula anunciou nesta terça (25) a demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que será substituída por Alexandre Padilha, atual chefe das Relações Institucionais.

A mudança será oficializada em 6 de março, durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto. A decisão foi comunicada à ministra em reunião no final da tarde.

A troca faz parte de uma reforma ministerial em etapas, com o objetivo de fortalecer o governo em duas frentes: a relação com o Congresso e a recuperação da popularidade junto ao eleitorado.

Nísia enfrentou críticas por falta de traquejo político para lidar com o maior orçamento da Esplanada e com demandas de parlamentares, como a liberação de emendas.

Em fevereiro de 2024, o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários cobraram a liberação de emendas parlamentares na Saúde. A pasta respondeu que seguia “critérios técnicos”.

REFORMA MINISTERIAL

A saída de Nísia marca a oitava troca ministerial no atual governo. A maioria das mudanças buscou ampliar o apoio no Congresso ou resolver crises. Para fortalecer a base parlamentar, Lula incluiu nomes do Centrão e de partidos de direita em pastas como Turismo, Esportes e Portos e Aeroportos.

Em outros casos, as trocas visaram conter crises e recuperar a popularidade. Exemplos incluem a substituição no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) após o caso envolvendo o general Gonçalves Dias e os ataques de 8 de janeiro, e a mudança na Secretaria de Comunicação Social, com a entrada do marqueteiro Sidônio Palmeira.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x