ESCOLHAS
Lula substitui mulheres por homens em cargos de confiança
Por linharesjr.com.br • 28/11/2023
Compartilhe
Lula mentira
Presidente quebra promessas e cenário levanta questionamentos sobre a coerência entre discurso e prática no governo.

BRASÍLIA, 28 de novembro de 2023 – O presidente Lula, ao indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF), marca o feito de ser o primeiro presidente brasileiro a diminuir a representação feminina na Corte.

Apesar das promessas anteriores que destacavam o protagonismo feminino em seu governo, Lula optou por nomear dois homens, Cristiano Zanin e, agora, Flávio Dino, nas últimas oportunidades de indicação para o STF durante seu terceiro mandato.

As duas recentes indicações poderiam ter sido oportunidades para reforçar o compromisso com a representatividade feminina, mas a escolha por homens mostra a influência do jogo político na tomada de decisões.

A tendência de redução da presença feminina não é exclusiva do STF. Em apenas 11 meses de gestão, Lula tem substituído mulheres por homens em cargos de confiança.

Ministras como Daniela Carneiro (Turismo), Ana Moser (Esporte) e Rita Serrano (presidente da Caixa Econômica Federal) viram seus lugares serem ocupados por homens, como Celso Sabino de Oliveira, o ministro dos Esportes e Carlos Vieira Fernandes, respectivamente.

O caso de Rita Serrano ilustra a dinâmica política em jogo, tornando-se uma moeda de troca entre Lula e Arthur Lira (PP-AL). A oferta do comando da Caixa ao presidente da Câmara visava obter apoio para medidas de ampliação da arrecadação do governo.

Outro alvo em potencial para a substituição de uma mulher por um aliado de Lira é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atualmente liderado por Fernanda Pacobahyba.

Compartilhe
20/02/2024
CRIME DE RESPONSABILIDADE
Deputados maranhenses apoiam impeachment de Lula
19/02/2024
HAMAS
Terroristas palestinos agradecem Lula por declaração sobre Israel
24/01/2024
VERBAS PÚBLICAS
Lula veta emendas atinge centrão e poupa pastas ligadas ao PT

1 Comentário

  1. Carlos

    Esse DESGRAÇADO, voltou a cena do crime, como dizia o hipócrita do Alckmin…só Deus sabe como, mas ninguém foge aos olhos dele …TODA VERDADE APARECERÁ.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda