TODES CANCELADO

Lula proíbe uso de ‘todes’ e linguagem neutra no governo

Compartilhe
Lula todes
Lei sancionada pelo presidente Lula veda uso de termos como ‘todes’ e ‘elu’ em documentos e comunicações oficiais de todos os entes da federação.

BRASÍLIA, 18 de novembro de 2025 – O presidente Lula sancionou uma lei que proíbe o uso da linguagem neutra na administração pública federal, estadual e municipal.

A Lei nº 15.263/2025, publicada no Diário Oficial da União na segunda (17), determina que os órgãos públicos devem seguir a norma culta da língua portuguesa. Dessa forma, fica vedado o emprego de formas como “todes”, “elu” e outras variantes que contrariem as regras gramaticais.

A proibição à linguagem neutra foi inserida no projeto de lei que institui a política de linguagem simples no serviço público.

O artigo 5º da nova norma especifica a proibição de novas formas de flexão de gênero e de número em desacordo com as regras consolidadas. Consequentemente, a medida de Lula visa assegurar que os cidadãos possam encontrar, entender e utilizar informações governamentais com clareza.

A legislação estabelece técnicas específicas para a redação de documentos oficiais, privilegiando a clareza. Entre as diretrizes estão o uso de frases curtas e na ordem direta, a preferência pela voz ativa e a eliminação de redundâncias.

Dessa maneira, a nova regra busca tornar formulários e comunicações governamentais compreensíveis para qualquer pessoa.

A lei determina que a escrita oficial deve evitar frases intercaladas e não deve substituir verbos por substantivos. Além disso, a norma reforça a obrigatoriedade de seguir o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico de 2008.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x