
BRASÍLIA, 25 de junho de 2026 — O presidente Lula indicou a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para liderar o governo no Senado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta (25). A escolha aconteceu um dia depois de Jaques Wagner (PT-BA) deixar o cargo.
Lula publicou a decisão em sua conta no X. Ele disse que a nova líder terá a missão de articular projetos de interesse da população. Entre eles, estão o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança Pública.
Teresa Leitão tem 74 anos. Ela é professora, sindicalista e pedagoga formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Antes de ser senadora, foi deputada estadual. Em 2022, ela fez história: tornou-se a primeira mulher de Pernambuco a conquistar uma cadeira no Senado. Na ocasião, recebeu mais de 2 milhões de votos.
Nas redes sociais, a senadora agradeceu a Lula pela indicação. Ela afirmou que vai conduzir a liderança com lealdade, diálogo, disciplina e trabalho.
Disse ainda que atuará para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O objetivo, segundo ela, é construir consensos para aprovar pautas como o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança e outras medidas voltadas ao desenvolvimento e à justiça social.
Jaques Wagner deixou a liderança na quarta (24), após uma reunião com Lula no Palácio da Alvorada. Ele anunciou a decisão nas redes sociais e disse que foi um acordo entre amigos. Porém, nos bastidores, a mudança ocorreu em meio ao desgaste das investigações da Operação Compliance Zero.
O caso apura suposto esquema de fraudes e corrupção envolvendo o Banco Master. Integrantes do Planalto e do PT defendiam que Wagner deixasse o cargo para reduzir os impactos políticos sobre o governo.







