
BRASÍLIA, 03 de novembro de 2025 – O governo Lula ampliou em mais de R$ 116 milhões o orçamento da Secretaria de Comunicação da Presidência para 2025, que agora soma R$ 876 milhões.
A decisão, revelada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi tomada em um contexto de cortes em outros órgãos, como Polícia Federal e Ministério da Educação. O novo valor supera os R$ 600 milhões destinados à pasta em 2024, que já era o maior montante desde 2017.
Desse total, R$ 562 milhões são previstos para campanhas publicitárias, administradas por quatro agências.
Entre as campanhas específicas, destacam-se os R$ 85 milhões para “Brasil soberano” e R$ 30 milhões para o “Gás do Povo”. Além disso, o governo prepara um novo contrato de comunicação digital, com previsão de mais R$ 100 milhões anuais para produção de conteúdos como vídeos, textos e podcasts.
Sob o comando de Sidônio Palmeira, a Secom ajustou sua estratégia para priorizar anúncios digitais, contratação de influenciadores e produção de vídeos de formato viral.
Esse movimento ocorre em um ano pré-eleitoral, após o presidente Lula confirmar que buscará um novo mandato em 2026. Um exemplo recente foi um vídeo com o apresentador João Kléber, publicado nas redes gov.br, que comparava os governos Lula e Trump.
A Secom informou, em nota, que a legislação obriga a promoção de políticas públicas e que parte do orçamento está bloqueada. A secretaria afirmou que “não houve alteração substancial no orçamento” e que o aumento acompanha o lançamento de novos programas sociais.
Para viabilizar a ampliação, o governo realocou cerca de R$ 2,4 bilhões entre ministérios, causando cortes em órgãos como o INSS.







