BRASÍLIA, 18 de junho de 2024 – O governo Lula aprovou a compra de uma variedade de medicamentos, incluindo tarja preta, para abastecer o posto médico da Presidência e as malas de viagens presidenciais. Entre os itens adquiridos estão antipsicóticos, antidepressivos, remédios para insônia e artrite.
Em duas atas de registro de preços, a Secretaria de Administração da Presidência formalizou a compra de medicações como alprazolam e diazepam para ansiedade, o sedativo fenobarbital (Gardenal), o antipsicótico haloperidol, o antidepressivo quetiapina e zolpidem, indicado para distúrbios do sono.
O governo alega que os medicamentos serão destinados à farmácia da Coordenação de Saúde (Cosau) da Presidência da República, para uso no posto médico da Presidência e durante viagens presidenciais.
Segundo os editais, a aquisição é essencial para atender os pacientes da Cosau, evitando deslocamentos caros para outras unidades de saúde.
Em 2021, após a internação do então presidente Jair Bolsonaro para tratamento de uma obstrução intestinal, o Planalto também realizou licitação para a compra de 60 itens de medicamentos, incluindo simeticona (antigases) e 1.662 ampolas de diazepam.