INDEFERIMENTO

Justiça rejeita pedido de recontagem de votos em São Luís

Compartilhe
Pedido recontagem
A juíza Janaína Araújo de Carvalho, da 1ª Zona Eleitoral, indeferiu o pedido do ex-vereador Professor Lisboa, que alegava irregularidades no pleito de 2024.

SÃO LUÍS, 17 de março de 2025 – A Justiça Eleitoral negou o pedido de recontagem de votos feita pelo candidato a vereador de São Luís, Antônio de Lisboa Machado Filho, conhecido como Professor Lisboa, do Podemos.

A decisão foi proferida pela juíza Janaína Araújo de Carvalho, titular da 1ª Zona Eleitoral, que considerou não haver indícios para justificar a medida.

Lisboa, que já ocupou uma cadeira na Câmara Municipal entre 2013 e 2016, disputou as eleições de 2024, mas não conseguiu se eleger. Em sua petição, protocolada em 10 de novembro do ano passado, ele alegou a ocorrência de problemas como apagão de energia e lentidão no processamento dos votos em urnas eletrônicas.

Segundo o candidato, os incidentes afetaram a Zona 076, Seção 0461; Zona 002, Seções 081, 082 e 083; e Seção 119. Além disso, mencionou a Zona 179, Seção 424, que, após verificação, constatou-se que não existe.

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que não houve impugnação durante a apuração dos votos, conforme exigido pelo artigo 169 do Código Eleitoral. Dessa forma, o pedido de recontagem perdeu validade jurídica.

A juíza também ressaltou que Lisboa não apresentou provas concretas de que as supostas irregularidades comprometeram o resultado da eleição, limitando-se a alegar falhas genéricas. O Ministério Público Eleitoral também se manifestou contra a recontagem.

Em seu despacho, a magistrada pontuou que a recontagem de votos é incompatível com o sistema eletrônico de votação, salvo quando há comprovação de falhas materiais, o que não ocorreu no caso analisado.

“Diante do exposto, indefiro o pedido de recontagem de votos formulado por Antônio de Lisboa Machado Filho”, concluiu a juíza.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x