DECISÃO

Justiça reativa contrato de Hospital Veterinário de São Luís

Compartilhe
Hospital Veterinário
Desembargador do TJMA suspendeu decisão do TCE-MA e permite continuidade do contrato para gestão do Hospital Veterinário.

SÃO LUÍS, 1º de julho de 2024 – O desembargador Marcelo Carvalho Silva, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), suspendeu a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) que havia paralisado o chamamento público para a implantação e operação do Hospital Municipal Veterinário de São Luís.

A decisão ocorreu após mandado de segurança impetrado pela Prefeitura de São Luís.

A gestão municipal alegou que a cautelar do TCE foi “abusiva e ilegal”, deixando a administração sem contrato de gestão para o hospital veterinário, considerado um serviço básico e contínuo.

A Prefeitura afirmou que o TCE desconsiderou a complexidade e o tempo necessário para uma nova contratação e que a decisão beneficiava apenas interesses privados, ignorando o interesse público.

A Prefeitura também argumentou que o TCE extrapolou suas atribuições, interferindo em uma decisão que deveria caber à Câmara de Vereadores.

Segundo a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a decisão do TCE impactou negativamente a saúde pública, impedindo a continuidade de um serviço fundamental para a população de São Luís.

Marcelo Carvalho baseou sua decisão em dois pontos principais: a grave lesão ao interesse público, devido à impossibilidade de operacionalização do hospital, e a interferência no planejamento administrativo do município.

Ele afirmou que a decisão do TCE representou uma intervenção inadequada na autonomia administrativa da Prefeitura e prejudicou um serviço essencial para a coletividade.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x