
ITAPECURU-MIRIM, 13 de maio de 2025 – A Justiça Eleitoral manteve a audiência que investiga possíveis fraudes à cota de gênero nas eleições de 2024 envolvendo o Podemos em São Luís.
A juíza Janaina Araújo de Carvalho, da 1ª Zona Eleitoral, negou na segunda (12) o pedido de adiamento apresentado pela defesa do vereador Fábio Macedo Filho, que alegou conflito de agenda com outra audiência marcada para o mesmo dia.
Em sua decisão, a magistrada destacou que os horários das audiências não se sobrepõem – 9h15 na Justiça Eleitoral e 14h30 na Justiça Federal –, tornando possível a presença dos advogados em ambos os compromissos.
Além disso, ressaltou que um dos defensores listados no pedido sequer atua no processo federal, estando exclusivamente vinculado à ação eleitoral.
A juíza também lembrou que a existência de uma banca de advogados garante a continuidade da defesa, mesmo que algum profissional tenha impedimentos individuais.
Com a decisão, a audiência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) segue confirmada para esta quinta (15), mantendo o ritmo das apurações sobre as denúncias de irregularidades.