ESTADO E MUNICÍPIO

Justiça manda criar ambulatórios para doenças intestinais

Compartilhe
Justiça Decisão
Justiça decide que Estado e município devem estruturar serviços especializados para tratamento de retocolite ulcerativa e doença de Crohn em até um ano.

MARANHÃO, 23 de maio de 2025 – A Justiça do Maranhão determinou que o Estado e o Município de São Luís implementem ambulatórios especializados no tratamento de doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

A decisão da Justiça, proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos, estabelece prazo de um ano para a reestruturação física, material e de equipes no Hospital Infantil Juvêncio Matos. A ação foi movida pela Defensoria Pública do Estado (DPE-MA).

Além disso, o Estado deve oferecer atendimento de média e alta complexidade para pacientes com DIIs, preferencialmente no Hospital da Ilha.

A decisão também inclui a instalação de ambulatórios multiprofissionais em municípios das regiões Tocantina e dos Cocais. Dessa forma, o poder público busca ampliar o acesso ao tratamento em diferentes áreas do estado.

O juiz Douglas de Melo Martins destacou que a medida é essencial para garantir o direito constitucional à saúde. Enquanto isso, o governo estadual afirma que já estuda medidas para viabilizar os serviços, incluindo análise de custos e necessidades de equipamentos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x