Menu

IMPOSTO

Justiça invalida taxa de fiscalização de transporte de grãos no MA

Compartilhe
Taxa Maranhão
Juíza anula taxa de fiscalização de grãos por violar princípios constitucionais, configurando cobrança de tributo sobre objeto já tributado.

MARANHÃO, 18 de junho de 2024 – A Taxa de Fiscalização de Transporte de Grãos (TFTG) do Maranhão foi invalidada pela Justiça, sob a alegação de configurar bis in idem tributário — a cobrança de tributo sobre objeto já tributado.

A decisão foi proferida pela juíza Alexandra Ferraz Lopez, da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, ao analisar a Lei estadual 11.867, de 2022, que instituiu a taxa.

O entendimento da juíza foi fundamentado no fato de que tanto a TFTG quanto o ICMS possuem o mesmo fato gerador e base de cálculo, o que contraria o artigo 145, §2º, da Constituição.

A decisão foi provocada por um pedido de um produtor rural de Balsas (MA), que cultiva soja e milho e que alegou a inconstitucionalidade da taxa.

Na ação, o produtor rural sustentou que a lei que criou a TFTG apresenta vícios como a utilização da mesma base de cálculo de um tributo e a violação do princípio da capacidade contributiva.

Ele argumentou que a taxa estadual, além de duplicar a tributação sobre o transporte de grãos, não respeita os princípios constitucionais.

Ao analisar o caso, a juíza Alexandra Ferraz Lopez deu razão ao produtor rural, citando a Súmula 29 do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite a adoção, no cálculo de uma taxa, de elementos da base de cálculo de um imposto, desde que não haja identidade integral entre as bases.

A juíza concluiu que a TFTG violava a súmula do STF, pois apresentava não apenas a mesma base de cálculo, mas também o mesmo fato gerador do ICMS.

“Assim, seja pelo fato gerador/base de cálculo ou pela disparidade com a dimensão do custo/benefício, ferindo os princípios da capacidade contributiva e equivalência, que são inerentes às taxas, resta flagrante a inconstitucionalidade da norma sob análise”, afirmou a magistrada.

Compartilhe

Leia mais

Estatal Telebras

TELEBRAS

Estatal ligada a ministério de Juscelino dá pedalada fiscal
Estatal Telebras

TELEBRAS

Estatal ligada a ministério de Juscelino dá pedalada fiscal

Confisco PL

POLÊMICA

Projeto permite confisco de R$ 20 bilhões dos brasileiros
Confisco PL

POLÊMICA

Projeto permite confisco de R$ 20 bilhões dos brasileiros

STF Alema

PAUTA

STF adia análise sobre eleição antecipada na Alema
STF Alema

PAUTA

STF adia análise sobre eleição antecipada na Alema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA