DECISÃO

Justiça exige laboratório em escola indígena no Maranhão

Compartilhe
Laboratório decisão
Justiça determina que governo do Maranhão instale e opere laboratório no Centro de Ensino Indígena Krikati, na Aldeia São José, em 90 dias.

BRASÍLIA, 31 de janeiro de 2025 – O Ministério Público Federal (MPF) conquistou uma decisão judicial que obriga o governo do Maranhão a instalar e garantir o funcionamento de um laboratório de informática no Centro de Ensino Indígena Krikati, localizado na Aldeia São José, em Montes Altos. A medida deve ser cumprida em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

O estado terá 30 dias para iniciar o processo administrativo necessário ao cumprimento da sentença. O laboratório deverá atender aos requisitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), conforme determina o Decreto nº 6.300/2007.

Isso inclui a instalação de rede lógica de internet, adequação das tomadas aos equipamentos e adaptação da altura das bancadas para o uso adequado pelos estudantes.

A Lei nº 10.172/2001, que institui o Plano Nacional de Educação, prevê que estados e o Ministério da Educação devem garantir uma educação diferenciada, específica, intercultural e bilíngue às comunidades indígenas. Essa responsabilidade inclui a manutenção das escolas indígenas.

A Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc) informou que enfrenta obstáculos na aquisição dos equipamentos necessários, além de limitações orçamentárias. De acordo com o órgão, o processo de compra dos computadores está em andamento, mas depende da liberação de recursos previstos para 2023.

O MPF destacou que a situação persiste desde 2015, quando a ação foi inicialmente proposta. Após oito anos sem medidas concretas por parte do estado, apesar de tentativas administrativas de solução, o órgão recorreu ao Judiciário para garantir o cumprimento das normas legais.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x