PLATAFORMA FRÁGIL

Justiça do MA condena Facebook por invasão no Instagram

Compartilhe
Justiça decisão
Justiça condena Facebook por invasão no Instagram. Empresa foi sentenciada a pagar um usuário por danos morais, que teve a conta hackeada e usada para golpes.

MARANHÃ, 20 de agosto de 2025 – A Justiça do Maranhão condenou o Facebook a indenizar em R$ 4 mil um usuário do Instagram que teve sua conta invadida por criminosos.

A decisão do 7º Juizado Especial Cível de São Luís responsabilizou a empresa por falha na segurança da plataforma. O caso ocorreu após a conta ser usada para a aplicação de golpes financeiros via Pix em março de 2025.

Conforme o processo, a vítima notou o acesso indevido em 19 de março, quando criminosos alteraram seus dados cadastrais. Apesar de diversas tentativas de contato, a plataforma não resolveu o problema de forma eficaz.

Dessa forma, o usuário precisou acionar a Justiça para recuperar o controle de seu perfil, obtendo uma liminar favorável.

Em sua defesa, o Facebook Serviços Online do Brasil alegou não ser responsável pela invasão. A empresa argumentou que o ataque poderia ter sido causado por vírus no dispositivo do próprio usuário. No entanto, a magistrada Maria José França Ribeiro não aceitou o argumento apresentado pela defesa da plataforma.

A juíza destacou que a empresa falhou ao não garantir a segurança do serviço e por não agir rapidamente. “Os serviços oferecidos pelo réu apresentaram graves falhas, haja vista a invasão e o sequestro da conta”, afirmou a magistrada na sentença.

Portanto, a conduta foi considerada negligente, configurando danos morais passíveis de indenização.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x