PESQUISA

Intenção de compra no Dia dos Namorados cresce em São Luís

Compartilhe
Dia dos Namorados
Intenção de compra no Dia dos Namorados cresce e comércio deve movimentar até R$ 112,9 milhões com aumento no ticket médio e maior disposição de consumo.

AMAZÔNIA, 07 de junho de 2025 – A intenção de consumo para o Dia dos Namorados cresceu em São Luís. Segundo pesquisa da Fecomércio-MA, 50,3% dos consumidores da capital maranhense afirmaram que pretendem presentear na data, o que representa um avanço de 10,9 pontos percentuais em relação a 2024.

O levantamento mostra que o valor médio dos presentes também aumentou. Em 2025, os consumidores planejam gastar, em média, R$ 242 – uma alta de 8,6% em comparação com os R$ 221 registrados no ano anterior.

A estimativa da Fecomércio é que o comércio local movimente cerca de R$ 104,4 milhões neste Dia dos Namorados. Caso os 24,7% de consumidores ainda indecisos optem por presentear, o volume pode alcançar R$ 112,9 milhões.

Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, com crédito caro e inflação persistente em alguns segmentos, a pesquisa aponta maior disposição de compra. O aumento é atribuído à desaceleração inflacionária nos serviços e ao reequilíbrio do orçamento das famílias.

Inscreva-se e não perca as notícias

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, destaca a importância da data para a economia local. “O Dia dos Namorados se consolida como uma oportunidade estratégica para o comércio e os serviços, com reflexos positivos também no turismo e na gastronomia”, afirmou.

Ele recomenda que empresários apostem em promoções, ambientação temática e parcerias para alavancar as vendas.

Além dos presentes, 34,9% dos entrevistados pretendem comemorar a data. As celebrações mais mencionadas incluem momentos em casa (35,6%), hotéis e motéis (19,9%), restaurantes (15,1%), viagens (11,4%), cinema (9,4%) e praia (6,9%).

Entre os que planejam viajar, 74,3% pretendem visitar outras cidades do Maranhão, reforçando o potencial do turismo regional. A maioria optará por deslocamentos curtos: 52,5% farão viagens de 2 a 3 dias, e 43,5% por apenas 1 dia.

Os produtos mais procurados para presentear são roupas e acessórios (21,6%), calçados, bolsas e carteiras (14,9%), cestas de café da manhã (12,6%) e cosméticos e perfumaria (12,5%). Itens de maior valor, como celulares (3,8%) e joias (1,8%), aparecem com menor destaque.

As lojas de shopping seguem como o principal canal de compra, sendo mencionadas por 46,3% dos consumidores. Em seguida aparecem as lojas de rua e galerias (25,6%), Rua Grande (23,0%), e-commerce (4,9%), supermercados (4,3%) e o Centro Histórico (0,6%).

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x