ESQUEMA
Imprensa nacional repercute fraude milionária em Morros
Por linharesjr.com.br • 20/01/2024
Compartilhe
Fraude Morros
Operação Dígito 8 desarticulou esquema de pagamentos adulterados. Gestores municipais do município estão sendo investigados.

MORROS, 20 de janeiro de 2024 – A Polícia Civil do Distrito Federal, com apoio de diversas unidades estaduais, desencadeou a Operação Dígito 8, revelando um esquema de fraude em pagamentos de guias via PIX. A Prefeitura de Morros, MA, está entre as investigadas, e o prejuízo estimado é de R$21 milhões.

A fraude envolveu a adulteração de QR Codes PIX, com a inserção de valores inferiores nas guias de arrecadação. O esquema contava com núcleos operacional, prefeituras, intermediadores e financeiro.

A operação, liderada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), teve apoio de diversas Polícias Civis estaduais, incluindo Maranhão, e resultou em dez mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão.

Um dos mandados foi cumprido em Morros, interior do Maranhão, onde membros da gestão municipal são suspeitos de envolvimento no esquema fraudulento. A operação revelou que o esquema criminoso teve início em janeiro de 2023, cujos criminosos inseriam valores inferiores nos códigos, desviando recursos públicos.

A fraude foi organizada em quatro núcleos distintos: o operacional, responsável por realizar os pagamentos; o de prefeituras, emitindo guias fraudulentas e repassando verbas; o de intermediadores, facilitando a comunicação entre o operacional e as prefeituras; e o financeiro, utilizando empresas para retirar os recursos ilícitos das contas municipais.

A Prefeitura de Morros não se manifestou sobre o caso.

Compartilhe
24/04/2024
DECISÃO
Município de Ribamar é condenado por fraudes em loteamentos
09/04/2024
COTA DE GÊNERO
Deputado revela hipocrisia de partidos que denunciaram fraude
19/03/2024
TAIWAN
Taiwanês é acusado de fraudar seguro ao amputar as pernas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda