MARANHÃO, 16 de outubro de 2024 – O governo do Maranhão recusou-se a fornecer detalhes sobre os 75 novos ônibus entregues pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).
A Assembleia Legislativa indeferiu um requerimento do deputado Fernando Braide (PSD) que solicitava informações como o registro, placas e ano de fabricação dos veículos.
O pedido foi rejeitado pela maioria dos parlamentares, seguindo a orientação da base do governo. Apesar de o governador Carlos Brandão afirmar nas redes sociais que os ônibus entregues eram “novos”, postagens da MOB, já apagadas, indicavam que parte significativa dos veículos era usada.
Braide afirmou que muitos dos veículos eram antigos e provenientes do Sistema de Transporte Público de São Luís. “Alguns ônibus têm quase 10 anos de uso e foram repintados para operar no Sistema Semiurbano, o que afeta a qualidade do serviço”, criticou.
O deputado também mencionou um incidente recente no qual um desses veículos pegou fogo na região do Turu.
Deputados como Carlos Lula (PSB), Dr. Yglésio (PRTB) e Othelino Neto (PCdoB) apoiaram o requerimento, mas a maioria dos parlamentares votou pela rejeição, impedindo que mais informações sobre os ônibus fossem divulgadas.