
BRASÍLIA, 27 de junho de 2023 – A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), criada este ano pelo governo Lula, e também conhecida como Ministério da Verdade, vinculada à Advocacia-Geral da União, moveu uma ação civil pública contra Tiago Pavinatto, apresentador da Jovem Pan.
Nos últimos dias, circularam nas redes sociais vários vídeos de teor agressivo protagonizados por Pavinatto. O órgão público do governo federal alega que Pavinatto proferiu ofensas ao ministro Flávio Dino, em decorrência de um comentário sobre a visita do ministro da Justiça a uma favela do Rio. O jornalista disse o seguinte:
“Se Flávio Dino, ao entrar e sair do Complexo da Maré, fato que ele nunca explicou, eu não posso conjecturar que talvez não haja interesse em expulsar o PCC de lá por outras razões? Como o senhor entrou no Complexo da Maré, dominado pelo Comando Vermelho? Eu tenho todo o direito de supor que esse súbito interesse em armar as Forças Armadas, ao mesmo tempo em que se altera o artigo 142, pode servir unicamente para expulsar o PCC da Amazônia e talvez ajudar facções que possam ser amigas”
A Procuradoria solicita uma indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos, que Tiago Pavinatto faça uma retratação em suas redes sociais e que as publicações sejam removidas das redes sociais.
A PNDD também requer que as redes sociais informem se os conteúdos veiculados geraram algum tipo de lucro e, em caso positivo, que esses valores sejam restituídos.