PEDIDO DE DESTAQUE

Fux leva ação da eleição da Alema a plenário e zera placar

Compartilhe
Fux STF
Decisão do ministro Luiz Fux anula votos anteriores e levará ao plenário físico ação contra reeleição de Iracema Vale na Assembleia Legislativa do Maranhão.

BRASÍLIA, 03 de junho de 2025 – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta segunda (2), do plenário virtual a ação movida pelo partido Solidariedade contra a reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

O pedido de destaque de Fux anula os oito votos favoráveis a Iracema já registrados, levando a discussão para o plenário presencial.

A medida determina que todos os ministros votem novamente, mesmo os que já haviam se manifestado no ambiente virtual. A ação discute a legalidade da reeleição de Iracema, que foi reconduzida ao cargo após empatar em votos com o deputado Othelino Neto (PCdoB), em eleição realizada em novembro de 2023.

Segundo o regimento interno da Alema, em vigor desde 1991, em caso de empate na votação, o parlamentar mais idoso assume a presidência da Casa. Com base nessa regra, Iracema, de 56 anos, permaneceu no comando do Legislativo estadual.

O partido Solidariedade, no entanto, questiona esse critério. Para a legenda, o desempate deveria levar em consideração o número de mandatos parlamentares, o que favoreceria Othelino Neto, de 49 anos, ex-presidente da Alema.

Com a retirada do caso do ambiente virtual, o julgamento será reiniciado em sessão presencial do STF, ainda sem data definida. Os oito votos anteriores, todos pró-Iracema, perdem validade. Dessa forma, o novo julgamento começará com placar zerado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x