DECISÃO

Fux extingue ação contra eleição antecipada na Alema

Compartilhe
Fux decisão
Ministro Luiz Fux, do STF, extinguiu Adin que contestava a reeleição antecipada da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema.

BRASÍLIA, 12 de novembro de 2024 – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), extinguiu nesta terça (12), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que contestava a reeleição antecipada da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale.

A decisão de Fux considerou a alteração no regimento interno da Assembleia, que ocorreu após a ação ser ajuizada, adequando-se ao entendimento do STF sobre o tema. Dessa forma, o ministro reconheceu a perda de objeto da ação e seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que recomendou a extinção.

Fux mencionou que a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) realizou ajustes em seu regimento interno para se alinhar às normas do STF, o que invalidou o objeto da Adin. No despacho, ele citou os artigos 485, inciso VI, e 932, inciso III, do Código de Processo Civil para justificar a extinção “sem resolução de mérito”.

A nova eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão está marcada para ocorrer nesta quarta (13).

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x