AMPLA VITÓRIA

Fux amplia placar no STF e confirma reeleição de Iracema

Compartilhe
Fux Iracema
Ministro Luiz Fux votou pela constitucionalidade da reeleição de Iracema Vale na Assembleia Legislativa, subindo para 9 votos o placar favorável no julgamento.

BRASÍLIA, 18 de novembro de 2025 – O ministro Luiz Fux votou na terça (18), pela validade da reeleição da deputada Iracema Vale para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, durante análise virtual da ADI apresentada pelo Solidariedade, que questiona o resultado da eleição interna de novembro de 2023.

O voto acompanhou o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia, que já havia reconhecido a constitucionalidade do processo. A manifestação reforçou o placar formado no Supremo Tribunal Federal em torno da reeleição.

Fux retomou o julgamento após retirar o destaque solicitado em junho, que levaria o caso ao plenário físico, permitindo a continuidade da análise no ambiente virtual a partir de 30 de outubro.

Além disso, o processo avançou após Cármen Lúcia rejeitar, em 14 de novembro, pedido formulado pelo PCdoB na condição de amicus curiae, que buscava adiar o julgamento mencionando conflito recente entre dois parlamentares envolvidos na disputa.

A reeleição de Iracema Vale alcançou nove votos favoráveis no Supremo após a manifestação de Fux, consolidando apoio de ministros como André Mendonça, Nunes Marques e Dias Toffoli.

O entendimento também foi acompanhado por Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e pela relatora, que reforçaram o respaldo jurídico ao resultado da eleição. Nenhum ministro votou até o momento em favor das pretensões do deputado Othelino Neto, que questionou o pleito.

O julgamento ainda aguarda o voto do presidente do STF, Edson Fachin, cuja decisão encerrará a análise da ação apresentada pelo Solidariedade.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x