PROJETO DE LEI

Fernando Braide se manifesta contra aumento de impostos no MA

Compartilhe
Fernando Braide
Enquanto maioria dos deputados aprovam propostas sem sequer lerem o que está votando, Fernando Braide se manifestou contrário ao projeto.

SÃO LUÍS, 23 de novembro de 2023 – Na mais recente sessão da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Fernando Braide (PSD) manifestou um voto contrário ao pacote de medidas proposto pelo governo do estado. Este pacote incluía, entre outras medidas, o aumento de impostos, com foco especial no ICMS.

O parlamentar, que levantou a bandeira contra o aumento de impostos durante sua campanha, explicou seu posicionamento, destacando a carga tributária já elevada no país e no estado.

“Durante minha campanha, levantei a bandeira de me posicionar contra o aumento de impostos por entender que já temos uma carga tributária bastante elevada em nosso país e em nosso estado. Há alternativas para aumentar a arrecadação do estado sem penalizar a população, por isso votei contra um novo aumento do ICMS no Maranhão”, esclareceu o parlamentar.

Saiba mais sobre alternativas para aumentar a arrecadação sem penalizar a população clicando aqui.

Aumento de até 120%

Apesar da posição firme de Braide, o texto foi aprovado em plenário e agora aguarda a sanção do governador.

A proposta prevê, a partir de 2024, um aumento de 2% no ICMS para diversas operações, como mercadorias, transporte, energia elétrica, importações e comunicações. Além disso, as taxas do Detran-MA sofrerão um aumento de até 120% em relação aos valores atuais.

O aumento proposto pelo governo tem como objetivo garantir mais recursos por meio do ICMS, impactando áreas como transporte, energia elétrica, importações e comunicações.

A alíquota de ICMS para essas operações será estabelecida em 22% a partir do próximo ano, representando um aumento de 10% em relação à tributação atual para componentes de informática.

Deputados sequer leem o projeto

A votação e aprovação do aumento geraram debates intensos, inclusive entre os membros da base governista.

Enquanto teve deputado comunista jurou de pés juntos que o texto não tratava de aumento no ICMS, alguns deputados alegaram não terem sido devidamente informados sobre o impacto real do reajuste, o que resultou em pressões por parte de suas bases eleitorais.

Inclusive, o secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro, foi criticado por não esclarecer completamente as consequências do aumento de impostos.

Entretanto, ficou evidente o erro histórico dos deputados aprovarem projetos do Poder Executivo sem sequer lerem o que está votando.

Compartilhe

Leia mais

Maranhão Casos

MARANHÃO

MA soma mais de mil casos de doenças respiratórias em 2025
Maranhão Casos

MARANHÃO

MA soma mais de mil casos de doenças respiratórias em 2025

Justiça Quilombola

SENTENÇA

Justiça exige regularização de território quilombola no MA
Justiça Quilombola

SENTENÇA

Justiça exige regularização de território quilombola no MA

Homicídios estados

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Estados com governos de direita lideram queda de homicídios
Homicídios estados

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Estados com governos de direita lideram queda de homicídios

Uma resposta

  1. Parabéns deputado Fernando Braide por vc ter votado contra o aumento do imposto do ICMS do Maranhão. Isso prova q vc tem toda confiança e competência dos eleitores maranhenses q lhe elegeram para no futuro vc ser deputado federal e prefeito de São Luís-MA. Avante Guerreiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.